(Click para Ampliar)
Há três semanas à frente da Prefeitura de Fortaleza, a gestão Roberto Cláudio (PSB) decidiu redesenhar o traço do brasão do Município, dando linhas mais leves ao centenário símbolo idealizado por Tristão de Alencar Araripe (1821-1908). Dentro da mesma determinação que modernizou o desenho, está também a decisão do novo prefeito de não criar slogan em sua gestão, como havia na Era Luizianne Lins (PT).
A partir de agora, o governo municipal terá apenas o brasão oficial como marca. Postura que também foi adotada por Cid Gomes (PSB) - padrinho político de Roberto - logo que assumiu o Governo do Estado, em 2007.
De acordo com a assessoria da Prefeitura, a decisão de RC cumpre o que manda o parágrafo 1º do artigo 37 da Constituição Federal: “A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos”.
Além do que está na Constituição, existe também em Fortaleza uma lei específica que determina o uso obrigatório do brasão do Município como símbolo da cidade. A lei 023/2005, de autoria do vereador Iraguassu Teixeira (PDT), aponta como uma das determinações “a necessidade de haver a indexação do símbolo à cidade, e não às pessoas que a governam”.
Quanto ao desenho do brasão, a Lei Orgânica do Município é omissa sobre as possibilidades de se alterar os traços. O documento limita-se a apontar o brasão como símbolo oficial do Município, ao lado da bandeira e do hino.
Mudanças
Ao longo de sucessivas gestões municipais, as linhas que formam o brasão foram ganhando nova cara à medida em que recebia tons mais sutis, traços mais leves, um retoque aqui, outro acolá. Na última das mudanças, a coroa dourada que adorna o brasão passou a ter cinco torres visíveis com portas, o que, segundo argumenta a assessoria de RC, demonstra que a cidade é capital de um Estado.
Houve alteração também na cor que simboliza o mar de Fortaleza. Antes colorido com verde esmeralda, a versão Roberto Cláudio ganhou tom mais claro, com um verde que aproxima-se do azul. “Aproximamos o registro das cores das águas à cor verdadeira do nosso mar”, defende a gestão.
Também no pacote de mudanças está o redesenho dos ramos que ficam às margens do símbolo oficial e da faixa que imprime o latim “Fortitudine”, que significa força, valor ou coragem .
Na defesa das alterações, a gestão municipal afirma que os traços “foram simplificados, facilitando uma ampla aplicação do brasão em peças gráficas, veículos, prédios públicos e publicidade oficial”. Ao mesmo tempo, a nova administração alfineta a gestão da ex-prefeita Luizianne Lins, que, ao lado do brasão oficial, convencionou a logo “Fortaleza Bela”, em cores vermelha e amarela. Ela aparecia impressa em todo o material produzido pelo governo petista e, até hoje, está presente em vários equipamentos públicos da Capital.
O quê?
ENTENDA A NOTÍCIA
O brasão oficial da cidade de Fortaleza , projeto de Tristão de Alencar Araripe, vem acompanhando algumas gestões municipais e sofrendo pequenas alterações ao longo dos governos.
Mais informações:
Palácio do Bispo, sede da Prefeitura Municipal de Fortaleza
Endereço : Rua São José, 01 - Centro
Telefone: (85) 3105-1464
Site oficial: www.fortaleza.ce.gov.br
As mudanças no brasão de Fortaleza ao longo dos anos
Brasão na Era Juraci Magalhães (PMDB)
Criado pelo escritor Tristão de Alencar Araripe, o brasão de Fortaleza em suas primeiras versões tinha cores mais fortes e traços um tanto rústicos. Na gestão Juraci Magalhães (1990 - 1993; 1997 - 2004) praticamente não foi utilizado para simbolizar ações e obras do governo. Em seu lugar aparecia logomarca criada para demarcar sua administração.
Brasão na Era Luizianne Lins (PT)
No governo da ex-prefeita Luizianne Lins (PT) o brasão de Fortaleza é modernizado e volta a compor as ações oficiais da Prefeitura, aparecendo em documentos, obras e propagandas institucionais. Ao lado dele, contudo, foi colocada a logo “Fortaleza Bela”, garantindo uma identificação com a administração petista. Foi utilizada nas duas gestões de Luizianne.
Brasão no governo Roberto Claudio (PSB)
O prefeito Roberto Cláudio, poucas semanas após assumir o comando da Capital, resolve também fazer alterações no brasão de Fortaleza. As cores do símbolo da cidade são alteradas, assim como alguns de seus elementos. A exemplo do governador e padrinho político Cid Gomes (PSB), decide que essa será a única marca de sua gestão.
(Fonte: O POVO)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário.